UFV esclarece práticas de pesquisa com participação de animais

23 de outubro de 2015

A UFV é uma instituição que, há 89 anos, apresenta-se como um centro avançado de pesquisas nas mais diversas áreas. Assim como acontece em outras instituições, a participação de animais em experimentos científicos é uma prática adotada pela Universidade, que segue todos os procedimentos regulamentados por órgãos competentes como Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e Conselho Federal de Medicina Veterinária. Isso acontece com roedores, suínos, bovinos, cães e outros animais.

É fato que a participação de animas em tal finalidade é uma questão em debate em todo o mundo, sobre a qual ainda não há consenso. A justificativa que prevê tal prática se fundamenta na impossibilidade de realização de testes importantes para avanços de conhecimentos relacionados à saúde humana e animal.

No caso dos cães, os experimentos na UFV acontecem somente quando há entendimento de que esses animais são imprescindíveis para o resultado de uma pesquisa. Quando isso ocorre, eles são liberados mediante parecer aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Universidade, órgão do qual faz parte a Sociedade Viçosense de Proteção dos Animas (Sovipa). Tal procedimento é adotado, inclusive, com os cães do Canil Municipal e nem sempre resulta em eutanásia.

É importante ressaltar que o Canil, administrado por uma Comissão integrada por representantes da UFV e da Prefeitura de Viçosa, prioriza a adoção como destino dos animais. Tanto é assim que um levantamento realizado pela Comissão apontou que a taxa de adoção de cães entre janeiro de 2011 a abril de 2015 foi de 30%. Esse valor é superior aos encontrados na literatura disponível, que registra valores menores que 15%. Contudo, é ainda muito aquém do necessário para que não haja acumulação de animais e, portanto, lotação do Canil.

Assim, os pesquisadores da UFV envolvidos em pesquisas com animais são conscientes de seus deveres e conduzem seus experimentos respeitando e cumprindo todos os preceitos éticos e normas legais que regulamentam tais práticas.

Clique aqui para ver o vídeo sobre o tema.

(Divisão de Jornalismo)