Histórico:
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é umas das instituições pioneiras da Pós-Graduação no Brasil. Já no início da década de 1960, quando ainda se chamava Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), foi criado na UFV o curso de mestrado em Fitotecnia (1961).
Entre as décadas de 50 e 60 foi formado o Conselho de Pós-Graduação que, posteriormente, foi vinculado à Pró-reitoria Acadêmica. Somente em 1996 foi criada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), com autonomia administrativa para tratar dos assuntos relacionados à Pesquisa e Pós-Graduação na UFV.
Atualmente a PPG conta com a figura do Pró-Reitor, além de dois Assessores Especiais e um corpo técnico de 13 servidores. Também integram a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação as Diretorias de Pesquisa e Pós-Graduação dos Campi Florestal e Rio Paranaíba, além dos órgãos vinculados. Dentre os últimos, ressaltam-se a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI), o Comitê de Ética com Seres Humanos (CEP), a Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA), a Comissão Interna de Biossegurança (CIBIO). Quatro unidades de pesquisa também estão vinculadas à PPG: o Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO), o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), o Instituto de Agronegócio e Bioeconomia, e Unidade EMBRAPII de Fibras Florestais.
Nossa missão:
Delinear e promover políticas e ações para a excelência na pesquisa e na pós-graduação da UFV.
Nossa visão:
Ser referência em pesquisa e pós-graduação.
Nossos valores:
Integridade e excelência