Programa de fortalecimento da pós-graduação na UFV oferece apoio financeiro a cursos com conceitos 3 e 4

5 de dezembro de 2013

por Elaine Nascimento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG está recebendo propostas de cursos conceituados pela CAPES com notas 3 e 4, para concorrerem ao edital do Programa de Apoio aos Cursos Três e Quatro da UFV – FORTIS. Os coordenadores destes cursos têm até o dia 31 de janeiro de 2014 para enviar à PPG a proposta de solicitação de apoio. A proposta deve ser um projeto, contendo metas, ações, planejamentos e cronogramas para serem executados visando à melhoria do curso.

O FORTIS é um programa institucional da UFV, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. Ele foi criado com o objetivo de fortalecer os cursos e programas de pós-graduação, stricto sensu, acadêmicos, com conceitos 3 e 4, em diversos aspectos. Aperfeiçoamento da gestão, melhor infraestrutura, visibilidade do curso, dentro e fora do país, tendo em vista a internacionalização das pesquisas, e a qualidade das dissertações, teses e artigos publicados, são alguns dos indicadores considerados.

Dando o suporte necessário para a execução de melhorias, espera-se que, consequentemente, os cursos alcancem conceitos mais elevados. Nas avaliações da CAPES, cuja nota máxima atribuída a um curso é 7, a expectativa da PPG é que os cursos 3 e 4, progridam para os conceitos 4 e 5, respectivamente. Os cursos que tiverem seu projeto selecionado para o FORTIS terão durante três anos – período entre uma avaliação e outra da CAPES, apoio financeiro para colocar em prática ações de desenvolvimento.

As propostas selecionadas terão uma cota de bolsas, recursos para aquisição de materiais de consumo e bibliográfico, contratação de serviços de terceiros, tradução de artigos científicos, aquisição de software, equipamentos e material permanente para uso em laboratórios de pesquisa. Para a aquisição de material de consumo e/ou permanente, serão concedidos para cada curso até 48,6 mil reais por ano. Quanto à concessão de bolsas, cada proposta poderá solicitar até três bolsas de mestrado ou duas de doutorado. Durante a vigência do projeto, a PPG vai acompanhar as ações. Anualmente, cada curso deverá apresentar um relatório técnico demonstrando a execução e os resultados obtidos.

O coordenador geral da pós-graduação da UFV, Angelo Pallini, explica que a criação do FORTIS surgiu a partir de um levantamento feito com todos os coordenadores de pós-graduação da UFV, onde foram evidenciadas as necessidades de cada curso. E os cursos com conceitos 3 e 4 manifestaram dificuldades em aspectos básicos, que vão desde maior espaço físico ao aumento do número de bolsas para estudantes. Assim, o FORTIS vem para atender esta demanda, dando autonomia para que as comissões coordenadoras apliquem os recursos disponibilizados de acordo com suas necessidades que, por vez, devem estar explicitadas na proposta a ser submetida à PPG.

O FORTIS dispõe de um aporte total de 3,5 milhões de reais. Metade deste valor foi investimento da UFV e a outra metade foi investida pela FAPEMIG. Espera-se que o programa atenda até 12 dos 23 cursos com conceitos 3 e 4 da instituição. Para concorrer, além do projeto, que deve conter no máximo dez páginas e ser apresentado nas versões português e inglês, é necessário encaminhar também à PPG, a cópia da ficha de avaliação da CAPES do último triênio ou a cópia da avaliação de credenciamento para os cursos implementados em 2013.

As propostas inscritas serão selecionadas por uma comissão externa à UFV. Os critérios a serem avaliados referem-se à pertinência e à eficiência das estratégias delineadas para corrigir as deficiências, bem como as ações que serão executadas visando melhorias em curto prazo. O resultado da seleção será divulgado até 28/02/2014 e as propostas selecionadas terão a implementação das bolsas e recursos de custeio e/ou capital, a partir do primeiro dia letivo do primeiro semestre de 2014. Para saber mais sobre o FORTIS, leia o edital do programa.