EMBRAPII abre chamadas públicas para projetos em parcerias com empresas

11 de setembro de 2015

A EMBRAPII – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial está com duas chamadas públicas abertas para que atécinco instituições de pesquisa mineiras possam ser credenciadas como Unidades EMBRAPII. O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFV, Luiz Peternelli, esteve no lançamento da chamada pública em Belo Horizonte, dia 01, e está em busca de propostas que possam ser submetidas a estes editais. “É mais uma porta que se abre para a parceria com empresas e a UFV deve fazer parte deste projeto”, disse ele.

O Pró-reitor explica que o credenciamento como unidade EMBRAPII não é para aUniversidade em si, mas sim para laboratórios ou equipes que atendam às exigências de cada edital.

As áreas de conhecimento consideradas prioritárias na chamada 01/2015 (primeira chamada pública) são:

• Diagnósticos in vitro: biologia molecular, robótica, reagentes    químicos, sensores, adutores;
  • Biodispositivos e Biosensores: dispositivos implantáveis com materiais bioabsorvíveis, dispositivos com microeletrônica embarcada, com sensores e transdutores para sinais biomédicos, nano instrumentação;
  • Bioengenharia e Implantes: robótica, neurociência, biomecânica, eletroestimulação, órtese e prótese de mobilidade;4. Biomateriais: engenharia de tecidos, cerâmicos, metálicos;
  • Biologia Sintética: engenharia genética, reconstrução genômica;
  • Biotecnologia Ambiental: bioremediação, biodegradáveis, Resíduossólidos.
  • Bioquímica de Renováveis:Enzimas, biocombustíveis;
  • Biofármacos e Farmoquímicos.

A segunda chamada (02/2015) permitirá apresentar propostas numa área de competência menos restritiva.Neste caso, o credenciamento será exclusivo para o segmento da Unidade candidata responsável pela área de competência definida no plano de ação.

A EMBRAPPI é financiada pelo MEC e MCTI e tem como missão contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de universidades e institutos de pesquisa. O modelo de atuação da EMBRAPPI permite agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de P,D&I das empresas. As unidades EMBRAPII possuem recursos disponíveis exclusivamente para projetos de inovação.

Para participar da chamada 01/2015 deve-se preparar, inicialmente, uma “carta de manifestação de interesse” até o meio-dia do dia 14 de setembroo. Para a chamada 02/2014 estacartapoderá ser entregue até o meio-dia do dia 21.

Paraparticipar na chamada 01/2015 os grupos devem comprovar que já contam com financiamento empresarial de pelo menos R$ 5 milhõescaptadosentre 2010 e 2014. Pelo menos 50% dos recursos devem estar direcionados às áreas de interesse da EMBRAPII. Para participar na chamada 02/2015 os grupos devem comprovar a contratação de R$7 milhões de recursos de empresas no período 2012-2014.

A EMBRAPII pode contribuir com até um terço dos custos do projeto de suas unidades, reduzindo o aporte financeiro necessário para a inovação. Dessa forma, os riscos e custos diminuem enquanto o conteúdo tecnológico das inovações aumenta a competitividade empresarial.

Os documentos sobre as Chamadas 01/2015 e 2-2015 estão disponíveis no site da EMBRAPII.

A PPG está à disposição de unidades, projetos, equipes ou laboratórios da UFV interessados em participar desta chamada pública, prestando maiores esclarecimentos e auxiliando no preparo e envio dos documentos exigidos.

.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Luiz Peternelli esteve na apresentação das chamadas públicas feita pela coordenadora de planejamento da EMBRAPII Ana Arroio, no auditório da Fapemig, em Belo Horizonte. No centro da foto está a assessora adjunta de inovação da Fapemig, Elza Araújo, ex-professora da UFV

_Embrapii 2