Cursos de pós-graduação com conceitos 3 e 4 recebem os primeiros recursos do FORTIS

30 de abril de 2014

Doze cursos de pós-graduação receberam os primeiros recursos financeiros do Programa de Apoio aos Cursos Três e Quatro da UFV – FORTIS. O Programa é fruto de uma parceria entre a UFV e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), e foi lançando especificamente para fortalecer os cursos de pós-graduação stricto sensu, acadêmicos, com conceitos 3 e 4.

Foram contemplados os cursos de Administração, Agroecologia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia Animal, Botânica, Ciência da Computação, Ecologia, Educação, Engenharia Civil, Física Aplicada, Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários, e Matemática. Durante três anos, esses cursos terão apoio financeiro para colocar em prática as ações de melhoria especificadas na proposta que apresentaram à PPG.

O coordenador geral da pós-graduação da UFV, Angelo Pallini, explica que o principal objetivo do FORTIS é “dar apoio aos cursos em consolidação para que, principalmente, melhorem a produção intelectual e fortaleçam a formação de recursos humanos capacitados para o mercado de trabalho”.

O professor Angelo Pallini destaca que os cursos atenderam ao chamado da PPG e se mobilizaram para apresentar suas propostas. Todos os cursos aptos a concorrer ao edital se inscreveram. “Houve uma adesão total. Os grupos se movimentaram. Pesquisadores e coordenações trabalharam juntos para fazer o planejamento dos cursos para os próximos anos”.

Ao todo, 19 cursos se inscreveram. A seleção das propostas foi feita por uma comissão externa à UFV, composta pelos professores: Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ex-diretor de Programas e Bolsas da CAPES no país; Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq; e Antônio Sérgio Teixeira Pires, da UFMG, ex-membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES para avaliação dos cursos de pós-graduação na área de Física.

A execução das 12 propostas selecionadas será acompanhada pela PPG. Ao final de cada ano de vigência do Programa, os cursos deverão apresentar um relatório técnico demonstrando os resultados obtidos. O descumprimento de metas e prazos poderá implicar em cancelamento do apoio.

O coordenador geral da pós-graduação afirma que “as propostas não se referem à mera intenção de ações. São metas que devem ser cumpridas pelos cursos. E a PPG vai cobrá-las”. Os relatórios anuais que cada curso deverá apresentar serão avaliados por uma comissão indicada pela PPG e aprovada pelo Conselho de Pós-Graduação. A comissão será composta por coordenadores de programas da UFV que tenham conceito 6 e 7 ou membros desses programas com experiência na coordenação.