Universidade obtém registro de programa desenvolvido por doutoranda da Engenharia Agrícola

2 de março de 2017

01/03/2017

Foi concedido à UFV o registo do programa Neuro AgroClimate, desenvolvido como parte da tese da doutoranda Mariana Rodrigues Magalhães, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola. O Neuro AgroClimate realiza predições matemáticas por meio de aproximação de função ou modelagem dinâmica usando redes neurais artificiais. Ele foi idealizado para auxiliar a doutoranda em sua tese, na área de Recursos Hídricos, que tem o objetivo de desenvolver modelos agrometeorológicos para estimar a produtividade nos plantios florestais.

De acordo com Mariana Magalhães, o programa possui uma interface amigável que permite ao usuário total liberdade na escolha da estrutura das redes: camadas intermediárias, função de ativação das camadas, algoritmo de treinamento, divisão de banco de dados para o treinamento, teste e validação, número de repetições de treinamento e critérios de parada. Além disso, apresenta configurações-padrão com todas as variáveis pré-ajustadas e, para posterior validação e uso, possui a opção de salvar as redes treinadas. Os bancos de dados usados e as soluções geradas são compatíveis com o Windows Excel.

O Neuro AgroClimate foi idealizado no final de 2013 e começou a ser desenvolvido no início de 2014. Mariana está na etapa final do seu doutorado e já foi premiada duas vezes, no XVIII Congresso Brasileiro de Meteorologia e no XVIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, com a ideia do programa desenvolvido.

A tese da doutoranda está sendo realizada em parceria com a empresa florestal Celulose Nipo-Brasileira S.A (Cenibra), orientada pelo professor Aristides Ribeiro, do Departamento de Engenharia Agrícola, e coorientada pelo professor Leonardo Bonato Felix, do Departamento de Engenharia Elétrica.

Os interessados em utilizar o Neuro AgroClimate devem entrar em contato com a Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI) para solicitar a licença de uso.

(Divisão de Jornalismo)