UFV intensifica política de desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação

25 de fevereiro de 2014

por Elaine Nascimento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) vem intensificando uma série de ações voltadas à internacionalização, qualidade e manutenção da excelência dos cursos da UFV. Aliado ao empenho dos docentes, estudantes, servidores e administradores, o conjunto de ações adotadas tem apresentado bons resultados. O êxito pode ser constado pelo resultado da última Avaliação Trienal da CAPES e pela posição que a UFV ocupa no ranking de universidades do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), divulgado no final de 2013. A UFV está entre as 100 melhores.

As ações de desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação foram propostas a partir de um diagnóstico feito em 2011, quando uma equipe da PPG se reuniu com os coordenadores de cursos e ouviu suas demandas e sugestões. Esse diálogo vem orientando as ações adotadas para corrigir possíveis gargalos.

Foram realizados dois seminários, em 2012 e 2013, que colocou em debate a pesquisa e a pós-graduação na UFV. Os eventos contaram com a participação de nomes importantes, como o pesquisador do Vale Technological Institute-Mining, José Oswaldo Siqueira, que participou do primeiro seminário, e do presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges, participante da segunda edição.

A convite da PPG, a UFV também recebeu a visita do coordenador de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Dr. Flávio Plentz, do coordenador do Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Europeia (BB.BICE), Dr. Paulo Egler, e do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Dr. Carlos Nobre.

Buscando fortalecer os cursos com conceitos 3 e 4, foi lançado um programa especificamente para este fim – o FORTIS. Uma iniciativa pioneira entre a UFV e a FAPEMIG, que vai oferecer apoio financeiro para até 12 cursos, pelos próximos três anos. A PPG espera que esses cursos elevem os conceitos para 4 e 5, melhorando ainda mais o desempenho da UFV junto à CAPES.

Com foco na Avaliação Trienal, a PPG promoveu seminários onde foram repassadas orientações para o preenchimento do Coleta e coordenadores dos cursos da UFV já bem conceituados auxiliaram outros coordenadores, fazendo a revisão dos relatórios que seriam enviados à CAPES.

As ações de internacionalização são cada vez mais frequentes na UFV, graças ao momento propício que o Brasil vive, mas também pelo empenho das pessoas. A reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares, tem realizado diversas viagens internacionais para formalizar parcerias, criando mais oportunidades de intercâmbio para estudantes e docentes.

A UFV também tem recebido pesquisadores de vários países, como ocorreu no ano passado, quando recebeu uma delegação da Universidade de Purdue, nos EUA, e da Universidade de Wageningen, na Holanda. Já em 2014, realizou-se a primeira reunião de planejamento do projeto Tropical Alliance entre universidades brasileiras e australianas para mobilidade e estabelecimentos de projetos de pesquisa em colaboração.

Para viabilizar as oportunidades, a PPG e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) passaram a desenvolver um trabalho unificado.  Também foi aprovado o marco legal que permite a cotutela com dupla titulação de estudantes. O regimento foi alterado, abrindo a possibilidade para que os estudantes que estejam no exterior, obtenham o título da UFV e também possam requer o título da universidade do outro país. O mesmo se aplica para estudantes estrangeiros que estejam na UFV.

Mudanças também foram feitas na realização do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA). A principal alteração no evento foi promover uma maior aproximação da universidade com o setor empresarial, a exemplo do que acontece nos EUA e na Europa.

Até o momento, foram contabilizadas 945 defesas de dissertações/teses em 2013, o que corresponde a, aproximadamente, 2,6 defesas por dia na UFV. O aumento das publicações vem acompanhado pelo aumento do número de cursos oferecidos. Hoje, totalizam 43 programas e cursos de pós-graduação stricto sensu. Dois dos novos cursos estão nos Campi de Rio Paranaíba e Florestal, respectivamente, o mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) e o mestrado em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários. A implantação dos cursos de pós-graduação em Florestal e Rio Paranaíba é um dos reflexos da integração que vem sendo promovida entre os três Campi da UFV.