Tese defendida no programa de Microbiologia Agrícola recebe Prêmio ‘Capes de Tese 2014’

2 de setembro de 2015

A tese de doutorado do agora professor da Universidade Federal de Uberlândia, Gilberto de Oliveira Mendes, intitulada “Cinética e otimização da solubilização de fosfato natural por Aspergillus niger”, foi avaliada pela Capes como a melhor de 2014 na área de Ciências Agrárias I. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da UFV, orientado pelo professor Maurício Dutra Costa, do e co-orientada pelos professores Ivo Ribeiro da Silva, do Departamento de Solos, Nikolay Bojkov Vassilev, da Universidade de Granada/Espanha e José Ivo Ribeiro Júnior, do Departamento de Estatística. O resultado do concurso da Capes foi divulgado dia 31 de agosto e a entrega do prêmio será em Brasília, dia 10 de dezembro.

De acordo com Gilberto de Oliveira, foco do trabalho foi estudar a solubilização de rochas fosfáticas pelo fungo Aspergillus niger, visando a produção de fertilizantes por via biotecnológica. Também foram estudadas as variáveis que afetam a solubilização para otimizar o rendimento do processo. A pesquisa abordou aspectos de ciência básica e aplicada, gerando novos conhecimentos que estão colaborando para o avanço da área de solubilização microbiana de fósforo. Dentre as descobertas do estudo, destacam-se a elucidação do efeito inibitório do fluoreto, liberado da rocha fosfática sobre a solubilização e o uso de biocarvão para neutralizar essa inibição. O estudo também estabeleceu condições otimizadas para a produção de um fertilizante fosfatado biotecnológico, que demonstrou resultados promissores em experimentos com plantas.

Gilberto de Oliveira Mendes é formado em Agronomia pela UFV em 2008. Também na UFV, obteve os títulos de Mestre (2010) e Doutor (2014) em Microbiologia Agrícola. Atualmente é professor de Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho foi realizado em parceria com os departamentos de Solos e de Estatística da UFV e com a Universidad de Granada/Espanha, onde Gilberto realizou parte da pesquisa durante o doutorado sanduíche.

Menção honrosa

A tese da pesquisadora Luana Martins Perin, orientada pelo professor Luis Augusto Nero, do Departamento de Veterinária, também recebeu Menção Honrosa na Edição Prêmio Capes 2015.  O trabalho teve como título “Diversidade molecular da microbiota lática bacteriocinogênica de leite de cabra e caracterização de seu potencial bioconservador para a produção de queijo Minas”.  Atualmente, Luana Perin está fazendo pós-doutoramento Atualmente é Pós-Doutoranda na Università degli Studi di Parma (Parma, Italia).

Gilberto, durante a defesa da sua tese de doutorado, em janeiro de 2014