Sistema acadêmico da Pós-graduação será implantado no mês de agosto

30 de junho de 2017

Em agosto de 2017, será implementado o Sistema Acadêmico da Pós-Graduação – AcademicoPG, com a finalidade de gerenciar as ações acadêmicas do estudante de pós-graduação que, até então, eram realizadas por meio do Sistema Gestor de Pós-Graduação – SGPPG, também conhecido como SacPG. O AcademicoPG foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Tecnologia de Informações – DTI, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG.

Em 2001, o então diretor da Central de Processamento de Dados, professor Ricardo Frederico Euclydes, implementou para a PPG o Sistema Gestor de Pós-Graduação, onde eram lançadas as informações sobre a comissão orientadora, linha de pesquisa, plano de estudo, banca de defesa de tcc, dissertação, tese e banca de qualificação para os estudantes da pos-graduação.

Com a evolução tecnológica e a constante necessidade de adequação às normas e mudanças da pós-graduação na UFV, fez-se necessário o desenvolvimento de um novo sistema, que atendesse além das atividades já realizadas, as novas demandas da pós-graduação. Esta nova versão estará integrada ao Sapiens (Sistema de Apoio ao Ensino) e possibilitará o armazenamento de informações que, com o sistema anterior, não era possível.

Para facilitar a implantação deste sistema, a PPG e a DTI desenvolveram em parceria com a Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância – CEAD, uma série de eventos que serão realizados para auxiliar os usuários neste processo de transição. Segue o calendário das atividades propostas:

• 03/07/2017: Apresentação do sistema para toda comunidade (principalmente secretárias da pós-graduação, orientadores, coordenadores de programas de pós-graduação). A apresentação será no auditório da CEAD, às 14:30 hs.

• 04/07/2017: Treinamento prático para as secretárias e coordenadores da pós-graduação. O treinamento prático será em dois horários (8:30 hs e 14:30 hs) no Laboratório de Informática da PGP.

• 17/07 a 29/07/2017: Migração dos processos em andamento no SacPGP (sistema atual), matrícula dos calouros da pós, atualização dos sistemas impactados (Radoc, CPPD, UFV em números, etc), ajustes finais do AcademicoPG. Os ajustes no Conac e Sapiens já foram feitos.

• 31/07/2017: Implantação oficial do AcademicoPG

Os eventos serão transmitidos por meio de videoconferência para os campi de Florestal e de Rio Paranaíba.

Além disso a PPG está elaborando um tutorial que será disponibilizado no site da PPG.