Simpósio de Integração Acadêmica terá formato diferente em 2015

14 de outubro de 2015

Começa na próxima segunda-feira, 19, o SIA- Simpósio de Integração Acadêmica 2015. O evento terá algumas modificações em relação às edições anteriores. Segundo o assessor especial da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Rubens Panegassi,  a crise financeira que não permite gastos com a produção, e as sugestões de uma comissão especial para debater o evento levaram à uma compactação no formato do Simpósio.

Este ano o SIA será realizado em apenas três dias e em horários específicos para que haja menos interrupção na rotina de aulas na universidade. A abertura está marcada para a noite de segunda-feira, 19, com a palestra “O plágio no trabalho acadêmico, ministrada pelo professor da Unesp, André Figueiredo  Rodrigues, às 18:30 no auditório da Biblioteca Central. Antes da palestra haverá ainda uma apresentação do Coral da UFV.

Nos dias 20, 21 e 22, no Espaço Multiuso, serão feitas as apresentações de painéis em apenas dois horários: de 10:00 às 12:00 e das 18:30 às 20:30 e não mais nos horários de almoço como acontecia nos anos anteriores.   Foram inscritos 2453 trabalhos , mas apenas 1372 foram aprovados pelos orientadores ou pelas comissões avaliadoras. Destes, 961 têm a pesquisa como tema, 289 abordam experiências de extensão e 122 são sobre ensino.

Outra diferença da edição 2015 é que foram selecionadas apenas três apresentações orais para cada departamento da UFV, preferencialmente que tratem de ensino, pesquisa e extensão.  A organização do evento está incentivando que elas aconteçam nas salas de aulas dos próprios Departamentos com a presença de estudantes de vários cursos ou disciplinas. As datas e horários serão divulgadas com antecedência para atrair um grande número de interessados. “Com esta iniciativa, estamos apostando na integração e no aumento do público que pode se beneficiar de cada trabalho selecionado”, disse Rubens Panegassi.

O SIA 2015 faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que promove eventos de divulgação científica em todo o país. Na UFV, o evento tem como tema: Conexão de saberes e mundialização”.

Os horários das apresentações de trabalhos  e outras informações podem ser consultadas no site: www3.dti.ufv.br/sia

SIA