Pós-graduação da UFV é bem avaliada pela CAPES

13 de dezembro de 2013

por Elaine Nascimento

Dos 41 cursos de mestrado e doutorado da UFV que foram avaliados pela CAPES neste ano, treze obtiveram conceito mais elevado do que na avaliação anterior, realizada em 2010. Isso demonstra um crescimento qualitativo da pós-graduação na instituição. O aumento da nota dos cursos da UFV está acima da média nacional. Na UFV, o percentual foi de 32%. No Brasil, 23% dos cursos avaliados elevaram o conceito em relação à nota obtida em 2010.

De acordo com o resultado da Avaliação Trienal 2013, divulgado no dia 10 de dezembro, o número de cursos da UFV considerados de excelência internacional também subiu. Em 2010, oito programas obtiveram excelente desempenho. Neste ano, onze cursos obtiveram conceitos 6 e 7, que são as notas mais altas. Ciência Florestal, Engenharia Agrícola, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento, Medicina Veterinária, Microbiologia Agrícola, Solos e Zootecnia são considerados programas de excelência internacional.

A cada três anos, a CAPES reavalia todos os cursos de pós-graduação em funcionamento no país, com base nos seguintes critérios: infraestrutura, proposta do programa, corpo docente e discente, teses, dissertações e produção intelectual. Os programas avaliados recebem conceitos entre 1 e 7. A avaliação visa contribuir para a manutenção da qualidade e para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

O sistema de avaliação é feito de forma comparativa, entre os cursos e dentro de uma mesma área. Conceitos superiores a 5 somente são atribuídos a programas com elevado padrão de excelência e que têm cursos de doutorado. Cursos apenas de mestrado podem obter no máximo conceito 5. Programas de conceito 7 são aqueles com desempenho claramente destacado dos demais, inclusive dos que obtêm conceito 6, que também são considerados de alto padrão internacional. Conceito 3 corresponde a um desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade. Conceito 4 é considerado um bom desempenho. Já os programas que recebem conceitos 1 e 2 deixam de ser recomendados pela CAPES.

Na UFV, três programas foram avaliados com nota máxima – conceito 7. Oito programas obtiveram conceito 6 e oito cursos nota 5. A maioria recebeu conceito 4 e sete cursos obtiveram nota três.

A avaliação da CAPES orienta os investimentos que são feitos pelas agências de fomento, que destinam mais recursos aos programas que apresentam melhor desempenho. Entretanto, de modo geral, a avaliação contribui para o desenvolvimento de cada programa avaliado, pois a CAPES fornece o resultado com as apreciações sobre pontos fortes e fracos, colocando desafios e metas a serem alcançadas.