Parceria entre UFV e Ghent University concede a estudante brasileiro título de doutor no Brasil e na Bélgica

20 de janeiro de 2015

por Elaine Nascimento

Em parceria com a Ghent University, a UFV realizou mais uma defesa de tese em cotutela com dupla diplomação. O estudante do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, Wagner Faria Barbosa, defendeu a tese “Toxicity of reduced-risk (bio)pesticides on non-Apis bees”, alcançando ao mesmo tempo o título de doutor pela UFV e pelo programa de Ciências Biológicas Aplicadas, da Ghent University (Bélgica).

Banca defesa Wagner Faria BarbosaParticipantes da defesa: Guy Smagghe (Ghent University, Bélgica), Lessando Gontijo (UFV, Florestal), Wagner Faria Barbosa, Maria Augusta L. Siqueira (UFV), Raul Narciso Guedes (UFV), Terezinha Della Lucia (UFV) e Chris Cutler (Dalhousie University, Canadá).

A cotutela permite ao doutorando fazer a sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores. O estudante defende a tese uma única vez e recebe a titulação dos dois países. O estudante Wagner Barbosa contou com a orientação, no Brasil, do professor Raul Narciso Guedes e, na Bélgica, do professor Guy Smagghe. O professor Guy orientou o estudante durante o doutorado sanduíche na Ghent University e veio ao Brasil para compor a banca de defesa de tese realizada na UFV, no dia 8 de janeiro.

Além da dupla diplomação de Wagner, segundo o professor Raul Narciso Guedes, a parceria firmada com a Ghent University gerou também a prospecção de outras iniciativas com mais colegas da UFV e o início de uma série de trabalhos com pesquisadores da universidade belga.

Internacionalização

A UFV tem realizado frequentemente várias ações visando intensificar a sua internacionalização. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Seiti Mizubuti, afirma: “Juntamente com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), realizamos viagens buscando parcerias, recebemos delegações estrangeiras, promovemos em 2014 dois workshops internacionais, participamos de eventos em que instituições de vários países estão presentes, incentivamos os programas de pós-graduação a buscarem parcerias e oferecemos suporte aos interessados”.

A defesa em cotutela com dupla diplomação em parceria com a Ghent University foi a terceira realizada na UFV. Anteriormente, duas defesas dessa natureza ocorreram entre o Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV e o programa Vie-Agro-Santé, do Agrocampus Ouest de Rennes (França). Em breve, outras defesas deverão ocorrer. A UFV tem convenções firmadas com a University of Queensland (Austrália), Universidad de Valladolid (Espanha) e AgroCampus Ouest de Rennes.

O pró-reitor avalia que “parcerias com outras universidades do mundo é um avanço muito grande para a maior inserção internacional dos programas de pós-graduação da UFV e uma oportunidade excelente para a formação diferenciada dos doutores”.

Raul Guedes, Wagner Barbosa e Guy SmaggheO estudante Wagner Faria Barbosa e seus orientadores, os professores Raul Narciso Guedes (UFV) e Guy Smagghe (UGent).