Bolsa de doutorado Sanduíche da Fapemig

2 de setembro de 2015

FAPEMIG – Bolsa Doutorado Sanduíche (BDSS)

A Bolsa Doutorado Sanduíche (BDSS) tem por objetivo apoiar bolsista integrante do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) e do Programa de Apoio aos Cursos Cinco, Seis e Sete (PACCSS), da FAPEMIG, para realizar estágio no exterior, visando aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental do projeto de sua tese. O estágio pode ser realizado em universidades, institutos ou centros de pesquisa.

Data Limite

Fluxo contínuo. A solicitação deve ser apresentada à FAPEMIG com antecedência mínima de sessenta dias antes do inicio do doutorado sanduíche.

Nota: Para eventos que tenham realização prevista para os meses de dezembro de 2015 e janeiro, fevereiro e março de 2016 a solicitação deve ser apresentada até o dia 15 de outubro de 2015.

Elegibilidade

Bolsistas de doutorado da FAPEMIG integrantes do PAPG de cursos com conceito 5, 6 e 7 ou bolsistas PACCSS.

Benefícios

Os candidatos serão contemplados com auxílio instalação, passagem aérea de ida e volta, em classe econômica, seguro-saúde e taxas escolares ou de laboratório, limitadas ao valor de uma bolsa por semestre.

Prazo de Execução

De três a doze meses.

Requisitos do Candidato:

Estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado;
Não ultrapassar quarenta e oito meses no período total do doutorado e retornar ao Brasil no mínimo seis meses antes da defesa da tese;
Ter proficiência no idioma utilizado na instituição de destino;
Estar cadastrado na Plataforma Lattes;
Estar cadastrado no Sistema Everest;
Solicitar à Instituição Gestora a suspensão da bolsa de doutorado pelo período do doutorado sanduiche.
Requisitos da Instituição de Destino: ter alto nível acadêmico e competência reconhecida internacionalmente na área de conhecimento de interesse do bolsista.

Requisitos do Supervisor/Orientador da Instituição de Destino: ser pesquisador com produção acadêmica/científica consolidada e ter reconhecida competência na área de conhecimento de interesse do bolsista.

Restrições

Não é permitido ter outra bolsa de pesquisa e exige-se a dedicação integral e exclusiva às atividades do plano de trabalho.

Forma de Solicitação

Para se candidatar, é preciso preencher o cadastro de pesquisador e o formulário específico, ambos disponíveis no Sistema Everest. Apresentar os documentos exigidos:

Formulário 43;
Carta de aceitação do orientador da instituição de destino, indicando o período de permanência no exterior e cópia do currículo do orientador;
Três orçamentos de seguro-saúde;
Justificativa e Plano de Trabalho;
Documento da coordenação do curso de doutorado, indicando o candidato e concordando com a Instituição de destino na qual o bolsista irá fazer o doutorado sanduíche.
Observações

A bolsa recebida no Brasil ficará suspensa durante o período a ser cursado no exterior e será reativada no seu retorno.

ci@fapemig.br

Home Page

Bolsa Doutorado Sanduíche (BDSS) – FAPEMIG

(As informações descritas acima foram obtidas na home page da Fapemig)