Biossegurança

A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio é componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados e para fazer cumprir as normas de biossegurança. Toda instituição que se dedique ao ensino e à pesquisa científica, e que utilize técnicas ou realize pesquisas com OGM e seus derivados, deve possuir uma CIBio.

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Universidade federal de Viçosa foi criada pela Portaria 1233/2010/RTR de 14/10/2010 de acordo com a Lei Federal Nº 11.105, DE 24 DE MARÇO DE 2005, e está subordinada à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A CIBio/UFV é um órgão de natureza analítica, orientadora em assuntos de biossegurança e trabalho em contenção com organismos geneticamente modificados especificamente em transgênicos, e está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa.

A CIBio/UFV é encarregada de obter licenças junto à CTNBio, e tem por finalidades assessorar, analisar e emitir pareceres quanto aos aspectos técnicos de biossegurança de todos os procedimentos científicos, a serem desenvolvidos na UFV que envolvam a manipulação de OGMs considerando a legislação vigente, a relevância do propósito científico e os impactos de tais atividades sobre o meio ambiente e a saúde pública.

O número do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) da UFV (0024/97) deve ser apresentado sempre que solicitado, APENAS por aqueles pesquisadores da UFV que tiverem seu projeto credenciado nesta CIBio.

Acesse o site: www.cibio.ufv.br