Empresa incubada da UFV desenvolve pomadas para tratar feridas de difícil cicatrização

6 de junho de 2016


Uma lesão no braço, durante a realização de uma pesquisa, deu origem a uma descoberta inovadora capaz de tratar feridas de difícil cicatrização até mesmo de diabéticos. Esse foi o início de todo o processo de pesquisa dos quatro produtos desenvolvidos pela empresa Profitus, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), que foram lançados na última terça-feira (31), no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

Tudo começou em 1999, quando o então mecânico Aloísio Reis, sócio-fundador da Profitus, trabalhava no desenvolvimento de uma bebida para redução do colesterol. Na época, um dos seus funcionários sofreu uma queimadura no braço e Aloísio colocou sobre a lesão o extrato de urucum que utilizava na produção da bebida. O ferimento cutâneo se regenerou rapidamente, sem nenhum outro tipo de tratamento. 

Com essa experiência, ele foi até o laboratório do professor Paulo César Stringheta, referência mundial em corantes naturais e compostos bioativos, principalmente produzidos a partir do urucum. Desde então, diversos testes e pesquisas foram feitos até ser criada, em 2006, a Profitus, que também tem o professor Stringheta, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, como sócio-fundador. A empresa passou, então, a desenvolver dermocosméticos – com a tecnologia própria de obtenção do extrato de urucum – para utilização em diversos tratamentos, dentre eles queimaduras, lesões e escaras.

O lançamento dos quatro dermocosméticos é considerado pelo professor Stringheta “uma realização profissional fantástica”, já que surgiu do acaso: “foi colocada a ciência no meio e desenvolvida a tecnologia, permitindo com que fossem lançados produtos inovadores, que ajudassem a transformar a vida das pessoas”. Além disso, ele destaca que os dermocosméticos da Profitus “têm matéria-prima 100% natural, que pode ser produzida em qualquer lugar do Brasil e ainda beneficiar agricultores familiares”.

Durante os 14 anos de pesquisa, os produtos chegaram a ser testados por diversas pessoas que se surpreenderam com os resultados. Uma delas foi a professora Cornélia Vidigal. Ela conta que a pomada já a auxiliou no tratamento das escaras de sua mãe, nas feridas pós-barba do filho, nas acnes da filha e até na cicatrização das marcas deixadas pela cirurgia de uma fratura do fêmur da neta. “Lá em casa todo mundo chama a pomada de milagrosa”, afirma a professora.

Produtos
Os dermocosméticos lançados pela Profitus, que estão disponíveis no site www.profitus.com.br, são:

  • Millitusderm: para diabéticos e não diabéticos no tratamento de feridas em geral, e principalmente aquelas de difícil cicatrização.
  • Newderm: indicado para escara, psoríase, dermatite e outros problemas cutâneos.
  • GoldenAge: para pessoas na Terceira Idade, portadoras de lesão simples ou crônicas.
  • Dermalive: destinado à reparação celular em casos de queimaduras térmicas (fogo e água quente, por exemplo), elétrica-químicas e por radiação (solar, pós-depilação e pós-tratamento a laser.

Mais informações estão no vídeo disponível neste link.

 

(Sabrina Areias – Fotos Daniel Sotto Maior)

IMG_7008_t_1600px