3 de novembro de 2015
O programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria teve sua primeira tese defendida no dia 26 de outubro. Intitulada Ridge, Lasso and Bayesian Additive-Dominance Genomic Models and New Estimators for the Experimental Accuracy of Genome Selection, ela foi defendida por Camila Ferreira Azevedo, professora assistente do Departamento de Estatística, sob a orientação do professor Marcos Deon Vilela de Resende.
A pesquisa de doutorado apresentou uma abordagem completa para a seleção genômica por meio de modelos genéticos adequados, incluindo efeitos aditivos, que são essenciais para a seleção de clones e de cruzamentos, além do desenvolvimento de dois novos estimadores para a acurácia preditiva.
A banca foi composta pelos professores Fabyano Fonseca e Silva (Departamento de Zootecnia), Moysés Nascimento (Departamento de Estatística), José Marcelo Soriano Viana (Departamento de Biologia Geral) e Júlio Sílvio Sousa Bueno Filho (Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras).
(Fonte: Anita Paiva)