25 de março de 2015
A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, participou, dia 23 de março, da posse do novo presidente da Finep – Inovação e Pesquisa, o cientista político Luis Manuel Rebelo Fernandes. A cerimônia aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Fernandes, que já havia ocupado a presidência da financiadora entre 2007 e 2011, sucede o professor Glauco Arbix, da Universidade de São Paulo, no cargo.
A Finep é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua missão é “promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas”. Na UFV, cerca de dez obras estão sendo executadas nos três campi com recursos obtidos com a Finep.
Sobre Luis Fernandes
De acordo com o site da Finep, onde estão informações sobre a cerimônia, Luis Fernandes é graduado em Relações Internacionais pela Georgetown University, mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Também é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Como gestor público, além de ter sido presidente da Finep, exerceu as funções de secretário executivo do Ministério do Esporte (2012 a 2015) e coordenador do Grupo Executivo da Copa do Mundo 2014 (Gecopa), secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004 a 2007) e diretor Científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj (1999 a 2002).
(Coordenadoria de Comunicação Social)